Há quase dois anos do lançamento surpresa do álbum auto-intitulado de Beyoncé, no dia 13 dezembro de 2013, a mídia inda comenta e tenta entender o quão bem-sucedido foi o material, driblando as formas comuns de divulgação e vendendo quase 5 milhões de cópias em todo o planeta.
E ainda nesta quinta-feira (29), a revista financeira Forbes resolveu publicar um novo artigo falando sobre a influência da atitude de Queen B em relação a seu trabalho, que pode ser vista sendo copiada por outros artistas do segmento como Lil’ Wayne e Drake, que lançaram discos de surpresa, usando a tática parecida com a de Beyoncé.
Além disso, existe também no texto os apontamentos acerca do marketing em torno da sacada e as possibilidades de algo tão arriscado dar certo ou errado, dependendo do artista.
Confira a matéria traduzida abaixo:
Faz quase dois anos desde que Beyoncé chocou o mundo com seu quinto álbum auto-intitulado, lançado sem absolutamente nenhum aviso. Desde então, nada mais foi o mesmo, especialmente a forma como grandes nomes abordam o marketing das suas músicas. Beyoncé certamente não foi a primeira pessoa a fazer um álbum aparecer do nada, mas ela se sustenta como um marco de quando as coisas mudaram para indústria. Demorou um pouco para muitos artistas se recuperarem, mas agora que passou algum tempo, está claro que deixando pouco tempo entre quando o público sabe sobre o lançamento e a sua real disponibilidade está se tornando uma nova norma. Pode ser difícil de colocar obter sucesso, mas a tática vem funcionando. Esse ano vários álbuns chartearam e venderam bem, em parte graças ao fator surpresa que tem encantado os fãs. Drake debutou dois álbuns em primeiro na Billboard 200, ambos vieram com menos de uma semana de aviso. A$AP Rocky e Lil’ Wayne também lançaram projetos completos com pouca antecedência e fizeram bastante barulho. Embora nem todos os discos sejam lançados de surpresa, o modo que as gravadoras e as equipes de relações públicas compartilham novidades das maiorias das estrelas mais populares ainda é visivelmente diferente. A prática de deixar pouco tempo entre os anúncios oficiais e a data de lançamento é o que pode ser muito eficaz, mas não para qualquer um. Enquanto Adele tem poder suficiente para anunciar novo single menos de um mês antes do seu álbum e funcionar perfeitamente, um artista menos conhecido ou um artista novo não veria resultados similares. Surpreender os fãs com música nova é uma ótima maneira de deixá-los animados e ajuda a conseguir mais publicidade, mas há uma razão ainda mais prática do porque dessa tática ter ampla aceitação: vazamentos. Período de lançamentos menores e sigilo completo tornaram-se uma forma de gravadoras lutarem contra a pirataria, pelo menos tanto quanto eles podem. Então sim, você pode esperar que a indústria da música mantenha a sua atenção para mais lançamentos surpresas, em um futuro próximo. Se você não gosta deles, não me culpe, culpe a Queen B.
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